NOTÍCIAS

19/11/2010
PSS UFAL: Copeve divulga concorrência por cursos para 2011
Por OJornal


De 28 de novembro a a 1º de dezembro próximos, cerca de 28.500 estudantes estarão concorrendo a 5.173 vagas em 77 cursos nos três Campi da Ufal (Universidade Federal de Alagoas). A Copeve (Comissão Permanente do Vestibular) divulgou esta semana a lista de concorrência (confira) para as vagas oferecidas para o próximo ano.

De acordo com a informação divulgada, o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar lidara a lista com 2140 inscritos, 71,3 candidatos por vaga. Estreando, a graduação em Engenharia de Petróleo está como o segundo mais concorrido, com 26,5 candidatos por vaga. Em medicina, foram inscritos 1907 inscritos estudantes para 64 vagas, sendo 29,8 candidatos por vaga.

De acordo com a informação divulgada, o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar lidara a lista com 2140 inscritos, 71,3 candidatos por vaga. Estreando, a graduação em Engenharia de Petróleo está como o segundo mais concorrido, com 26,5 candidatos por vaga. Em medicina, foram inscritos 1907 inscritos estudantes para 64 vagas, sendo 29,8 candidatos por vaga.

A Copeve já disponibilizou os cartões com os locais no site da comissão (clique aqui), onde os candidatos devem acessar página, clicar no link adequado, inserir o número do CPF e imprimir o seu cartão. A prova será aplicada em nove municípios alagoanos: Maceió, Porto Calvo, União dos Palmares, Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Arapiraca e Penedo.



_____________________________________________________ 



13/11/2010
Confira os gabaritos das provas do Enem 
Por G1


O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (12) os gabaritos das provas aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de novembro. A liberação das respostas corretas estava prevista para a última terça-feira (9), mas foi suspensa pela Justiça. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Federal Regional da 5ª Região (TRF-5) autorizou o prosseguimento das ações relacionadas ao Enem.

Confira as respostas

Sábado 
- Prova Amarela 
- Prova Rosa 
- Prova Azul 
- Prova Branca 

Domingo 
- Prova Amarela 
- Prova Rosa 
- Prova Azul
- Prova Cinza



___________________________________________________________________________________________



12/11/2010
Provas dos exames supletivos acontecem de 18 a 21 de dezembro 
Por Agência Alagoas 


A realização das provas dos Exames Supletivos da Educação Básica em Alagoas irá acontecer na segunda quinzena do próximo mês de dezembro e não mais neste final de semana, como estava programada. As novas datas são: dias 18 e 19, para os candidatos inscritos às provas dos ensinos fundamental e médio, e dias 20 e 21 para os candidatos do sistema prisional.

A mudança de datas para a aplicação das provas consta no edital publicado na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial do Estado (DOE). Ela ocorre devido a problemas técnico-operacionais e logísticos.
  
A diretora de Apoio ao Desenvolvimento da Educação da Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Suges/SEE), Nilze Régia Moreira Cavalcante, disse que a secretaria encontrou esta alternativa em respeito aos 9.300 escritos nesta etapa.

“Tal atitude demonstra compromisso e não comprometerá aqueles que participarão das provas”, garante.
  
O edital, além de estar publicado no endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br e no Diário Oficial do Estado (DOE), terá cópias distribuídas nas sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e no prédio da administração central da SEE, para consulta dos candidatos.

Ensino Fundamental:
Cadernos – Provas – Dia e horário
01- Português e Redação – dia 18 de dezembro, das 18h às 20h
02 - Matemática/Artes/História – dia 19 de dezembro, das 8h às 12h
03 - Inglês/Ciências/Geografia – dia 19 de dezembro, das 14h às 18h
Ensino Médio:
01 - Português e Redação – dia 18 de dezembro, das 18h às 20h
02 - Matemática/Artes/História/Física/Fundamentos sócio-filosóficos – dia 19 de dezembro, das 8h às 12h
03 - Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)/Química/Biologia/Geografia – dia 19 de dezembro, das 14h às 18h
Para os portadores de deficiências:
Escola Estadual Cyro Accioli e demais escolas do interior.
Ensino Fundamental:
01 - Português e Redação – dia 18 de dezembro, das 17h às 20h
02 - Matemática/Artes/História – dia 19 de dezembro, das 7h às 12h
03 - Inglês/Ciências/Geografia – dia 19 de dezembro, das 13h às 18h
Ensino Médio:
01 - Português e Redação – dia 18 de dezembro, das 7h às 20h
02 - Matemática/Artes/História/Física/Fundamentos sócio-filosóficos – dia 19 de dezembro, das 7h às 12h
03 - Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)/Química/Biologia/Geografia – dia 19 de dezembro, das 13h às 18h
Para os presídios e/ou penitenciárias do Estado de Alagoas:
Ensino Fundamental

02 - Matemática/Artes/História – dia 20 de dezembro, das 8h às 12h
01 - Português e Redação – dia 20 de dezembro, das 14h às 16h
03 - Inglês/Ciências/Geografia – dia 21 de dezembro, das 8h às 12h
Ensino Médio
02 - Matemática/Artes/História/Física/Fundamentos sócio-filosóficos – dia 20 de dezembro, das 8h às 12h
01 - Português e Redação – dia 20 de dezembro, das 14h às 16h
03 - Língua Estrangeira(Inglês ou Espanhol)/Química/Biologia/Geografia – dia 21 de dezembro, das 8h às 12h.


________________________________________________________________________________

Escolas estaduais da rede pública de ensino realizam eleições para escolher Diretores
Pleito deve ocorrer nas Escolas Estaduais Padre Teófanes e Carlos Lyra

Imagem ilustrativa
As eleições para Diretor e Diretor Adjunto da rede pública estadual de ensino devem acontecer no início de dezembro, devendo ocorrer em duas instituições na cidade de São José da Laje – Escola Estadual Carlos Lyra e Escola Estadual Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros.

O processo de Gestão Democrática nas Escolas acontece a cada dois anos. Para concorrer aos cargos é necessário a participação no quadro efetivo do magistério e ter mais de dois anos de docência, seja no âmbito federal, estadual, municipal ou particular. As inscrições estão abertas e serão encerradas no dia 20 de novembro. 

Os pré-candidatos devem entregar uma proposta  de ação com o que pretendem executar durante a gestão, e esta deve está respaldada nos eixos: de Gestão Educacional, Pedagógico e Relacional.

Para o Presidente da Comissão Eleitoral da Escola Estadual Padre Teófanes, Erivaldo Valério o período em que os pré-candidatos devem apresentar suas propostas também é um momento para conscientização.

“Estamos na fase de informação e sensibilização da comunidade escolar para participar do pleito democrático, onde professores, funcionários, pais e alunos devem escolher o melhor para a escola”, destacou. Ele acrescentou ainda, que as propostas, bem como as documentações exigidas dos concorrentes aos cargos serão analisadas pela Comissão Eleitoral e Intermediária da 7ª CE (Coordenadoria de Ensino).

A escolha do Diretor e Diretor Adjunto será mediante o voto direto da comunidade escolar - pais, professores, alunos e funcionários da instituição. Os diretores eleitos exercem o cargo por dois anos. Esta é a sexta eleição para diretores das unidades escolares estaduais após a implantação da Gestão Democrática nas escolas amparada pela Lei nº 6.628, de outubro de 2005.



 ______________________________________________________ 


Em São José da Laje, estudantes detectam falhas nas provas do Enem
Por Leonardo Freire 


Os cerca de 210 estudantes que participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, neste fim de semana, na Escola Estadual Padre Teófanes, em São José da Laje, também foram vítimas das falhas detectadas durante o exame.

No sábado (6), os inscritos submetidos as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, detectaram erros no caderno amarelo, assim como no caderno de respostas, onde os títulos estavam trocados. Caso que já foi admitido pelo Ministério da Educação.

Para o Coordenador Pedagógico e Professor da Língua Portuguesa, Erivaldo Valério as falhas consecutivas apresentadas pelo Enem coloca em dúvida a credibilidade do exame.

“Em 2009 tivemos o vazamento das provas e agora erros na impressão, percebi que alguns alunos começam a ficar desacreditados e por em dúvida a lisura do exame. O Enem passa de uma conotação real para cair em descrédito”.

Além disso, o professor afirmou que os alunos merecem uma oportunidade para refazer o exame. “As falhas na montagem e na repetição de questões do caderno de prova amarelo mexeram com o psicológico dos inscritos e causou inquietação nos alunos”, declarou.

Nesta segunda-feira (8), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as provas aplicadas neste fim de semana. Os gabaritos serão divulgados na terça-feira (9). 


Justiça
Por G1

A Justiça Federal do Ceará aceitou pedido de liminar do Ministério Público Federal do estado nesta segunda-feira (8), que pede a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A juíza da 7ª Vara Federal, Carla de Almeida Miranda Maia, aceitou a argumentação do MPF, que afirma que erros no exame causaram prejuízo para os candidatos.

 A decisão tem efeito em todo o Brasil. Cabe recurso.

Clique na cor e confira as provas
Provas do primeiro dia
Rosa
Branca
Azul
Amarela


Provas do segundo dia
Rosa
Cinza
Azul
Amarela